Iniciando com o módulo WIFI Esp8266-01 – Atualizando o firmware Esp8266-01

      O módulo WIFI Esp8266-01 é sem dúvida a melhor alternativa atualmente para projetos envolvendo comunicação WIFI, principalmente na área de IoT (Internet das coisas), ele vem sendo bastante utilizado por ser de baixo custo e oferecer diversas possibilidades e vantagens de uso.
      Neste post iremos partir do zero, ideal para quem quer iniciar os trabalhos com esse módulo, e nosso primeiro objetivo é fazer uma atualização de firmware, para uma versão que funcione e nos possibilite testar e configurar o módulo através dos comandos “AT” via comunicação serial Rs-232.

Características do módulo Esp8266-01:

Controlador: ESP8266
Tensão de operação / nível lógico: 3.3VDC
Suporte a redes: 802.11 b/g/n
Potência de saída: +20dBm no modo 802.11b
Alcance: ~90m
Taxa de dados: 250kbps a 2Mbit
Consumo em Standby: <1.0mW
Processador: Arm 32 bits
Comunicação: Serial
Comunicação: TCP / UDP
Criptografia: OPEN / WEP/WPA_PSK / WPA2_PSK / WPA_WPA2_PSK
Temperatura de operação: -40 a 125º celsius
Dimensões: 14mm(L) X 10mm(A) X 24mm(C)

Hardware necessário para gravação do ESP8266-01

      Para gravar o firmware no Esp8266-01 nós precisamos de um conversor USB/Serial, e também de uma fonte de 3.3v para alimentar o módulo Wifi. Entretanto, temos que ter o cuidado pois o módulo Wifi trabalha com tensão de 3.3v e a alimentação da USB é 5v. 

      Então, como NÃO queimar o seu módulo Wifi? Siga os passos abaixo e seja feliz em sua montagem.

Passo 1

      Escolha um conversor USB/Serial como o da figura abaixo (FTDI), que possui uma chave de seleção de nível lógico de 3.3v ou 5v, assim você pode selecionar o nível compatível com o módulo Esp8266-01, colocando a chave na posição de 3.3v conforme a figura. 

ftdiindicado

Passo 2

      Nada melhor do que verificarmos com um multímetro, se o nível lógico está correto ou não, para isso basta medir a tensão nos pinos TX e RX, que devem ter 3.3v. A figura da esquerda mostra a tensão do pino TX com a chave selecionada em 3.3v, e é esta configuração que devemos usar, a figura da direita mostra a chave na posição errada 5v, o que pode até danificar o módulo Wifi.

      

 
      Agora que você já sabe como não queimar seu módulo wifi, então é hora de montarmos o circuito, mas antes é bom que você conheça como estão dispostos os pinos do Esp8266-01 seguindo a figura abaixo.

      E finalmente, monte o circuito da figura abaixo, utilizando os famosos fios jumpers do Arduino para conectar o seu módulo wifi ao protoboard, e após a montagem podemos ir para a etapa de gravação do firmware.

Baixando a versão do firmware AT e a ferramenta de gravação

      As versões de firmwares mais recentes, não funcionam bem com módulos ESP8266-01 de 4Mbits e 8Mbits de memória flash, você pode até encontrar por aí alguém que conseguiu usar, mas nos meus experimentos testei diversas versões incluindo a de 2017, e obtive sucesso apenas com as versões baixas, e a qual eu escolhi foi a versão AT version:0.22.0.0(Mar 20 2015 10:04:26) SDK version:1.0.0 que inclusive possibilita desabilitar o DHCP do módulo, e trabalhar com IP estático, tornando os projetos mais diversificados.
Faça download dos arquivos neste link Esp8266_Flasher+ATFirmware.bin e ao descompactar você deverá encontrar os mesmos arquivos da figura abaixo.

Gravação do firmware no Esp8266-01

      Como esta é a etapa mais importante, optei por fazer um vídeo onde demonstro como efetuar a gravação do firmware no módulo Esp8266-01.

      Caso esteja tendo algum problema para atualizar o firmware, veja esse outro vídeo aqui que pode ser bastante útil.

Conclusão

      Neste primeiro artigo sobre este fantástico módulo wifi, nós apenas atualizamos o firmware para utilizar os comandos AT, nos próximos projetos iremos aprender a controlar dispositivos pela rede wifi diretamente deste módulo, ou em conjunto com um microcontrolador, possibilitando o uso de periféricos avançados, como ADC, PWM etc. Também iremos explorar outras formas de programá-lo, utilizando linguagem C nativa e também a linguagem Lua. Qualquer dúvida deixe seu comentário, curta o vídeo e se inscreva no canal para receber novidades.

4 thoughts on “Iniciando com o módulo WIFI Esp8266-01 – Atualizando o firmware Esp8266-01

  1. Muito obrigada. Você me ajudou muito! Tem um tempão que to tentando gravar o ESP. Você me ajudou muito. Parabéns pelo trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *